Antes de mais nada, quando pretendemos pleitear o reconhecimento da cidadania italiana devemos ter certeza se o direito existe e se foi transmitido.
Recomendamos que você comece fazendo uma árvore genealógica que vá até o ancestral que acredita passar o direito ao reconhecimento. Nessa árvore genealógica coloque os nomes de todos os seus ascendentes, com as respectivas datas e locais de nascimentos.
Paralelamente a isso, também é válido conversar com parentes e familiares mais antigos para saber um pouco mais da história da sua família. Pode parecer bobeira, mas geralmente as primeiras informações e pistas que podemos descobrir dos nossos antepassados estão atrelados aos familiares mais antigos, que sempre possuem uma boa história ou algo importante a agregar nessa etapa.
Assim que descobrir que possui um ancestral italiano, você deve começar a recolher toda a documentação necessária para esse processo.
Essa documentação deverá comprovar que existe uma ligação sua e dele. Para tal, utilizaremos das certidões de nascimento, casamento e óbito de todos em sua linha de transmissão. Esses documentos deverão ser emitidos em inteiro teor, contendo todas as informações lavradas em cartórios.
É interessante que entendam que o processo de aquisição e reconhecimento da cidadania italiana poderá ser feito via Itália ou via Brasil.
As formas viáveis de reconhecimento, bem como a diferença entre reconhecer em solo brasileiro ou italiano estão elencados nas demais páginas em nosso site.
Entre em contato e solicite esclarecimentos sobre o assunto, envie sua documentação para análise gratuita e solicite uma proposta. Nosso e-mail é contato@bellacidadaniaitaliana.com