Embora as chances sejam remotas, pode ser que no meio do seu processo você descubra que o seu antenato italiano se naturalizou brasileiro. E ai novamente será um momento para calma e análise da situação.
Durante o processo, teremos a etapa da emissão dos documentos, e dentre eles teremos a emissão da CNN (Certidão negativa de naturalização).
Essa certidão emitida pelo Ministério da justiça aqui no Brasil tem como função informar se até a data de sua solicitação, o estrangeiro chegou em algum momento de sua estadia no país a solicitar a sua naturalização.
Eu disse que as chances são remotas pois para os italianos não era interessante renunciar a sua cidadania e se naturalizar brasileiro, isso só era algo bom pra quem possuía bens materiais e grandes projetos por aqui, e a grande maioria veio ao Brasil justamente pra fugir da fome e pobreza em que se encontravam.
Mas mesmo assim, caso a sua CNN acabe constando a naturalização brasileira do seu antenato você deverá observar se até a data dessa naturalização o antenato já possuía filhos no Brasil.
Digo isso pois se ele teve os filhos enquanto possuía a sua cidadania o direito foi mantido e transmitido. A única diferença será que na apresentação dos documentos você não levará uma CNN, e sim uma CPN (Certidão positiva de naturalização).
Agora se o italiano teve os filhos somente após a sua naturalização infelizmente o direito foi perdido e só poderá ser contestado via esfera judicial.